Só visto! RTP2 programa Biosfera 5 de maio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Só visto! RTP2 programa Biosfera 5 de maio

Mensagem  victor familia em Ter Maio 06, 2014 3:52 pm

Só hoje tive a oportunidade de ver o programa Biosfera que passou na RTP2 no dia 5 de maio (tinha gravado), e fiquei revoltado com o dito programa de promoção ao uso da bicicleta, é que todos os participantes, para espanto meu NUNCA usaram capacete!
Penso que um programa de divulgação e promoção ao uso da bicicleta NÃO deve esquecer a segurança e o capacete tal como a luvas, a iluminação, a manutenção, ... não são de esquecer, a vertente pedagógica num programa deste tipo é muito importante, não compreendo como o diretor do programa não teve a sensibilidade para esta questão. Eu quando vou andar de bicicleta com amigos, a regra principal é que não vai ninguém sem o capacete, e, na escola onde leciono quando o grupo de educação física promove passeios de bicicleta, não há aluno que não leve capacete.
Enfim é o país que temos!
vf

victor familia

Ver perfil do usuário

Re: Só visto! RTP2 programa Biosfera 5 de maio

Mensagem  Mario JP em Qua Maio 07, 2014 6:18 am

O forum tem estado moribundo. Aqui está um tema que o pode aquecer Very Happy 
Não podia estar mais em desacordo com o post colocado. Não por achar que a defesa do capacete não possa ou não deva ser feita mas pela forma "impositiva" como foi feita.
Concordo que se devam fazer acções de sensibilização quanto aos meios de segurança (e entre outros o beneficio do capacete), impôr uma forma de fazer ciclismo, cicloturismo, o que seja ... já me parece demais.
Eu passeio de bicicleta, faço-o com cuidado, cumpro as regras ... mas não uso capacete nem tenciono usá-lo. Porquê? porque não gosto e sou suficientemente crescido para tomar conta de mim e fazer as minhas opções. Passou a existir, sobretudo nos ultimos 30 anos, uma forma de estar na vida em que nos dizem (ou impõem via legal ou meramente por pressão social) formas de comportamento que raiam a ditadura. São verdadeiros atentados à nossa liberdade pessoal. Existe uma pressão (claramente expressa em foruns do sector) para nos levar todos a assumir o capacete como obrigatório (assim como ser obrigado a ter um seguro).
Estou contra (não o eventual uso do capacete ou a realização dos ditos seguros) esta forma de obrigar todos a agir em conformidade com o que alguns "acham" que devemos todos fazer. Que os imponhamos aos nossos filhos se o entendemos importante ... claro. Aos outros ... deixemos que eles tomem a iniciativa se o acharem bem.
Quanto à observação "Enfim é o país que temos!" deve ser a mais estafada frase conformista, desiludida e deprimida que por aí campeia. Não gosto da frase e não me revejo nesse País miserável que a frase encerra. Estou convencido que ela não foi dita com essa intenção assim como a defesa do capacete é decerto bem intencionada, rebelo-me quanto à forma como todos estes temas são introduzidos e numa fase avançada, nos impõem soluções como se fossemos todos crianças por quem é necessário "olhar".
Quando faço ciclismo com amigos cada um vai como quer, com o sem capacete, de lycra ou de jeans, é um prazer andar com os amigos, vão eles como quiserem Smile

Mario JP

Ver perfil do usuário

Mensagem  SaraJG em Qua Maio 21, 2014 4:54 am

Eu, embora faça um percurso bastante tranquilo e sem grandes aventuras, quando comecei a pedalar tinha medo de o fazer sem o capacete. Um dia esqueci-me dele em casa e senti-me mal, ia desconfortável porque no fundo acaba por ser uma questão de hábito.

Já não me faz confusão quando me esqueço de o trazer mas a verdade é que me sinto melhor quando o levo posto.

Também não concordo com a obrigação, mas concordo sim que se deva abordar esse assunto como uma excelente opção para nos protegermos.
Sei lá se um dia não caio...mesmo que num percurso tranquilo e até pode ser sozinha, ir distraída a olhar para o lado...e por azar bato com a cabeça no chão? Sei lá...!?!? Prefiro sentir que o capacete me protegeria e poder distrair-me mais um bocadinho! Smile
SaraJG

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: