Coluna Direção Hoptown

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Coluna Direção Hoptown

Mensagem  Nuno em Sab Abr 21, 2012 1:45 am

Olá a todos.

Tenho uma Hoptown 5-C3 ainda na garantia... Wink

O que se passa é que agora que estou a dar-lhe um uso mais regular, começou a fazer um "estalo" na coluna de direção, nomeadamente quando pedalo de pé e na torção do volante para os lados.

Isto será normal?

Será caso para garantia?

Obrigado

Nuno

Ver perfil do usuário

Coluna direcçao - rigidez

Mensagem  PA em Sab Abr 21, 2012 11:18 am

Ola Nuno

Experimenta, lubrificar a dobradiça da coluna de direcção + ajustar o aperto rapido da mesma, aperta mais o aperto rapido do "avanço" - coluna telescopica, desce o max possivel o respectivo avanço telescopico (pela foto que postaste tens a coluna no max ou perto do mesmo)Alias o problema que relatas, tem a ver com o dito avanço telescopico, quando pedalas de pé o mesmo denota falta de rigidez ou seja oscila um pouco para os lados, não é defeito/ avaria é caracteristica de concepção (as dobraveis desta gama tendem a ter a estas colunas telescopicas, por exemplo as Brompton (jogam com os guiadores, S, L. P), as Dahon de topo tambem teem colunas rigidas/ fixas (teem um sistema de elevação tipo avanço regulavel).

Repara nas fotografias da minha, o meu avanço é mais curto - cortei 4cm, tirei o aperto rapido e coloquei parafuso M5, abri com broca de 2mm dois buracos atraves dos bracos de aperto do bloqueio da coluna de direcção quando a fechamos, e substitui os respectivos parafusos por 2 mais compridos - é facil abrir rosca no aluminio, lentamente para não partir o parafuso que está a fazer de macho, resultado final coluna direcção fixa.

Ao dispor

PA

Ver perfil do usuário

Re: Coluna Direção Hoptown

Mensagem  Nuno em Sab Abr 21, 2012 12:42 pm

Paulo

O "Estalo", surge junto á dobradiça, realmente. Portanto, é provável que seja mesmo no sistema de dobragem.

Já notei que a patilha está muito mais folgada desde que a comprei.

Vou tentar ajusta-lo...

Muito obrigado pelo conselho Paulo

PS.- Quanto a coluna de direcção fixa...Acho que não vou tão longe... Very Happy

Cumprimentos

Nuno

Ver perfil do usuário

Barulhos

Mensagem  PA em Sab Abr 21, 2012 4:22 pm

Penso que dessa forma resolves o "problema", não acredito que seja caixa de direcção, tenho 1200km registados,efectuados são mais, ando em Lisboa no empedrado, subo e desço passeios, já tive 2 quedas violentas, e a direcção está sem folga nenhuma, só estou a pensar lubrificar por volta dos 2500km, como tal não acredito que o o barulho venha dai.
Não te esqueças de afinar/ lubrificar também o fecho rápido do quadro por baixo tem um orifício onde podes colocar óleo (fino tipo desviador não uses óleos secos, muito menos WD40 pata este tipo de lubrificação)

PA

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dobráveis em Dom Abr 22, 2012 8:56 am

Nada como a partilha de opinião concreta para podermos ter pistas sobre problemas nas nossas companheiras.
Neste caso... mto obrigado pela tua partilha Paulo Wink

A minha ainda tem mtos poucos quilómetros, o que é normal que ainda não tenha qualquer tipo de sintoma que vocês descreveram.
De qualquer maneira... pelo tipo de coluna que as nossas bikes têm, telescópica, parecem-me ser mais propícias a folgas quando se eleva a coluna perto do avisador de limite máximo.

Eu usava a minha perto do limite, dois ou três centímetros antes, e já baixei pois mete-me um bocado impressão ver aquilo perto do avisador.
Não é que tenha baixo mto pois tb não quero pedalar desconfortável e inclinado para a frente mas uns dois centímetros mais baixo foi o suficiente para sentir a coluna com um feeling mais estável... mais rígido.

E estes sintomas aqui falados não me parecem ser por falta de qualidade das mesmas mas por uma consequência natural de se elevar bastante a coluna e potenciar o efeito alavanca.

Haverá alguma coluna rígida da Dahon que se adapte ali para quem queira ficar com uma coluna fixa?

Dobráveis
Admin

Ver perfil do usuário http://dobraveis.foruns.com.pt

Mensagem  Nuno em Dom Abr 22, 2012 12:44 pm

Paulo:

Durante a semana vou mesmo fazer isso, já tinha dado uma olhadela para o fecho, mas nunca com olhos de ver (como se costuma dizer). Tanto que a afinação dele não me pareceu muito simples, tenho mesmo que olhar com outros olhos. Smile

Grande obrigado Paulo

Nuno

Ver perfil do usuário

Partilha

Mensagem  Nuno em Dom Abr 22, 2012 12:55 pm

João:

Tens toda a razão, com partilha de opinião tudo se torna mais fácil.

E agora com um companheiro de peso como o Paulo, com bons conhecimentos técnicos...Ainda melhor Wink

Quanto á posição do volante estou como tu, é uma questão de conforto. Eu pessoalmente gosto de pedalar de "costas direitas", daí o guiador tanto para cima.
Mas também já o baixei um pouco...E realmente esses poucos centímetros fizeram diferença.

Cumprimentos

Nuno

Ver perfil do usuário

Afinar fechos HopTown

Mensagem  PA em Dom Abr 22, 2012 2:57 pm

Afinar o fecho é muito facil:

1º Abrir a alavanca

2º Segurar na alavanca e ao mesmo tempo ajustar a porca com 1/2 ou 1/4 voltas

3º Fechar e verificar, a resistencia ao fechar - se ainda não estiver bom, repetir o passo 2

A inspecção dos fechos deve ser efectuada periodicamente, é normal ir ficando "laço"

PA

Ver perfil do usuário

Posição de condução

Mensagem  PA em Dom Abr 22, 2012 3:14 pm

A direcção de uma bicicleta dobravel como as nossas - b'Twin, pela ausencia de avanço tradicional é muito directa, muito leve, o que associado a uma distribuição de massas para a retaguarda torna a condução mais insegura.

A referida questão do conforto, é psicologica, porque mesmo com o avanço no minimo (todo recolhido), o guiador fica mais elevado que o selim (no meu caso - tenho 173cm de altura), devido a este facto é que cortei a coluna do avanço 4cm - de modo a ficar com o guiador ao mesmo nivel do selim, conseguindo desta forma um bom compromisso entre dinamica e o conforto e aumentamos desta forma a segurança porque a direcção torna-se mais efectiva.

Pessoalmente, até a pressão do pneu da frente está perto do valor minimo recomendado, de modo a tornar a direcção mais pesada assim com absorver as irregularidades do piso (fica menos saltitante)

Não nos podemos esquecer que quanto mais pequena a roda mais dificuldade tem de transpor obstaculos, devido ao angulo de ataque da roda.
Paulo

PA

Ver perfil do usuário

Coluna direcção Dahon adaptavel em b'Twin Hopt...

Mensagem  PA em Dom Abr 22, 2012 3:34 pm

Não sei se são compativeis, as duas teem caixas de direcção 1 1/8, as b'Twin montam concencional as Dahon não sei.

Qualquer das maneiras, a Dahon nas bicicletas até aos 1000€ teem colunas telescopicas como as nossas - o sistema de fecho é que é mais bonito, portanto tanto as Vitesse, Speed, Mu teem colunas telescopicas, só as mais "dinamicas" é que montam fixas.

A filosofia de uma bicleta dobravel de concepção não é para ser racing, mas sim pratica/ utilitaria, contudo podemos obter um compromisso muito razoavel, deixo aqui o link de ......., so para criar agua na boca!,

http://www.youtube.com/watch?v=TWOyv7r3Hyc

Cumprimentos

Paulo

PA

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dobráveis em Dom Abr 22, 2012 7:13 pm

Essa Dahon Vector X10... é fogo.
Esta sim... é vocacionada para andar rápido e até a sua posição de condução é racing.

Pessoalmente prefiro, neste tipo de bicicletas, uma condução orientada ao conforto.
Não gosto de estar muito inclinado sobre o guiador.

Eu tenho 1,84 uso o assento na posição 7 e até podia ser na 6 mas pronto... na 7 estou confortável ao nível das pernas; por isso, para mim, a coluna de direcção toda recolhida, ou seja, no mínimo... está fora de questão pois ficava com o guiador abaixo do assento.

Tb uso pneus da frente com uma pressão mais baixa que o de trás exactamente pelos mesmos motivos que tu Paulo Wink

Dobráveis
Admin

Ver perfil do usuário http://dobraveis.foruns.com.pt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: